Se você está pensando ou já decidiu praticar o Surf, parabéns! É uma escolha que além de desafiadora de limites, é muito saudável.
Traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente e grandes experiências para compartilhar com amigos – além de um grande motivo para querer conhecer os lugares mais paradisíacos do planeta!
E praticar surf pode parecer extremamente simples depois que você domina a técnica, mas requer um aprendizado de qualidade – que também é uma fase muito bonita, já que a areia vai ser a sua carteira, e o mar a sua grande sala de aula.
E como devemos nos preparar para começar a dominar e se encantar com as ondas? Veja o que você precisa ter para começar a surfar.
Parece óbvio, mas ainda tem muita gente que brinca de surfar (sem orientações profissionais) sem saber nadar. O mar é tão belo quanto soberano, uma pessoa que não saiba lidar com ele pode não ter uma segunda chance.
Se você sabe dar umas braçadas, mergulhar e voltar à tona, ótimo: vá para aulas de natação. Porque enfrentar as boas regiões de ondas requer muito mais do que o básico para os dias de praia.
Dominar a natação te dará toda a confiança necessária para enfrentar os imprevistos e saber como lidar com eles – e poucos têm a ver com nadar correndo para a areia!
Estamos considerando que você decidiu surfar – ou seja, ainda não sabe. Se sabe, pode pular esta dica.
A verdade é que um professor de surf é fundamental para aprender todos os ensinamentos básicos e ir progredindo de forma correta, sem pular etapas e também ter alguém com quem você possa compartilhar dificuldades.
Porque você fará muitas e ótimas amizades nas ondas, mas tem gente que vai pra água sem o leash (ou strep). Ou seja, amigos, amigos, surf à parte.
Uma boa forma de encontrar um profissional é pelas recomendações de amigos ou sites com autoridade no assunto.
Bom, à essa altura você já conhece: é a cordinha que, colocada no seu tornozelo, mantém a prancha presa ao seu corpo.
Este acessório é fundamental para qualquer surfista, do iniciante ao mais experiente, pois ele permite que você alcance rapidamente a prancha ao final de alguma manobra ou quando se afastar dela.
Muitos surfistas caem na água sem o leash, mas isso é totalmente desaconselhável.
Portanto, opte pelo seu conforto e pela segurança das pessoas.
Você já ouviu muito a palavra parafina enquanto se interessava por surf. É, numa comparação simplista, as luvas para um motociclista. A parafina é muito importante para dar evitar quedas e que você deslize na prancha, aumentando o contato da sola dos pés com ela.
Já o wetsuit – as roupas de borracha – não é algo obrigatório, mas quando você quiser surfar em águas muito frias ou for para aqueles paraísos no Oceano Pacífico, sentirá muito a falta dele.
Como uma noiva, deixamos a estrela por último. A prancha – ou as pranchas, porque você vai querer mais de uma! – é com quem você vai casar por anos nas ondas, praias e lugares onde quiser surfar. E portanto deve ser uma prancha do seu gosto.
Três modelos de pranchas são basicamente os que devemos olhar ao longo do tempo, com algumas variações que você vai conhecer:
É a ideal para iniciantes, maior e mais larga, o que facilita a entrada nas ondas. Ela é mais estável para quem quer começar a fazer manobras e ficar bastante tempo em cima de uma prancha.
É um modelo pequeno e a sua principal característica é a velocidade de para atacar as ondas e permite mais manobras.
É o modelo para quem tem alguma experiência. É muito usada pelos surfistas profissionais.
Você também vai precisar de uma prancha de surf sob medida, com as medidas do seu peso e altura. Por isso invista muito tempo, pesquisa e paciência para escolher a prancha certa.
E você está no mundo do surf. Pressa não combina. Aloha!